sábado, 10 de abril de 2010


A baleia azul é um grande animal ....mesmo podendo chegar a ter 33 metros de comprimento e mais de 180 toneladas de peso.ela alimenta-se de peixes e lulas,a baleia azul e o maior animal existente.A baleia-azul pode ser encontrada em todos os oceanos do planeta, embora faça migrações sazonais para fugir a águas mais quentes, já que a sua preferência vai para as águas mais frias e ricas em alimento.faz parte do reino animal e doGénero: Balaenoptera.vive entre 80 a 90 anos.Tanto os machos como as fêmeas atingem a maturidade sexual entre os 5 e os 15 anos de idade. As fêmeas dão à luz a uma única cria com 7 metros em média, depois de uma gestação de 12 meses e com intervalos de 2 a 3 anos. As crias deixam as mães no verão seguinte com uma idade média de 7 meses e um comprimento médio de 16 metros.


ASS:FJL

sexta-feira, 9 de abril de 2010


Hoje a pesquisa que fiz foi sobre o Lince Ibérico uma das espécies quase extintas.
Lince Iberico

Os habitats cujo o Lince Ibérico prefere são os bosques e matagais mediterranios onde procura abrigo.
Alimenta-se quase exclusivamente de coelhos-bravos, no entanto, a sua dieta pode ser complementada com roedores, aves e crias de cervídeos.O lince-ibérico é actualmente considerado o felino mais ameaçado do mundo e encontra-se classificado como espécie em perigo de extinção pelos Livros Vermelhos de Portugal, Espanha e UICN. Também se encontra protegido pela Convenção de Berna e pela Convenção que regulamenta o Comércio de Espécies Selvagens, sendo considerado pela Directiva Habitats como uma espécie prioritária. As principais ameaças à sua sobrevivência são a acentuada regressão do coelho-bravo e a destruição dos habitats mediterrânicos.

quinta-feira, 8 de abril de 2010


hoje a pesquisa que fiz foi sobre um animal muito interessante o rinoceronte-de-Java.
Esses animal pertence ao mesmo gênero do rinoceronte-indiano, possuindo muitas características semelhantes. pertence ao reino animal é da família Rhinocerotidae.
Os seus cornos são os menores dentre todas as espécies de rinocerontes e podem estar ausentes nas fêmeas.originalmente encontravam-se nas ilhas de JAVA e SAMATRA.
Há cerca de 150 anos, sua distribuição já estava reduzida a três populações separadas.Agora podemos encontra-lhos em apenas duas áreas de proteção, uma na ilha de Java, na Indonésia, e outra no Vietnã.O rinoceronte-de-java é a mais rara das espécies de rinocerontes.A perda do habitat e caça predatória, pelo uso de seu corno na medicina chinesa, foram as principais causas da redução populacional desses animais.


ASS:FJL

quarta-feira, 7 de abril de 2010


Uma fuga de petróleo de um navio chinês pode ameaçar a Grande Barreira de Coral da Austrália.

O Shen Neng I, com 230 metros de comprimento, transportava 65 mil toneladas de carvão e 950 toneladas de petróleo. A embarcação encalhou ontem num banco de areia, ao largo da costa nordeste da Austrália.

Um avião sobrevoou a zona este domingo e as autoridades detectaram várias manchas de petróleo. Agora, preparam uma operação de limpeza, esperando rebocar o barco para o porto mais próximo.

O local do incidente fica perto da Grande Barreira de Coral, uma das maiores atracções turísticas da Austrália e considerada como extremamente vulnerável à poluição. É composta por mais de 2900 recifes de coral e 940 ilhas. Uma paisagem que se estende ao longo de cerca de dois mil quilómetros e cobre uma área aproximada de 350 mil quilómetros quadrados.

terça-feira, 6 de abril de 2010


No texto de hoje vou vos falar sobre a águia-real. A águia-real é uma ave de rapina que mede entre 66 a 100 centímetros,peso varia entre 2,5 a 7 kg. Mas as fêmeas são um pouco maiores que os machos.
Esses animais comem toupeiras, pássaros e ratos.existem na Eurásia, Norte de África , América do Norte e Portugal.As áreas onde mais existem é na América do norte,no Inverno podemos encontrar essas aves no Alasca.São protegidas pelo governo dos Estados Unidos e são consideradas ameaçadas de extinção. A caça, a eliminação de presas por alteração do habitat natural e o envenenamento por mercúrio são os fatores principais que limitam as populações dessa ave. Elas abandonam seus ninhos durante a incubação se foram perturbadas no seu habitat.

segunda-feira, 5 de abril de 2010


A baixa taxa de natalidade, a alta taxa de mortalidade infantil e a destruição de seu ambiente natural colocam o panda sob ameaça de extinção. A caça não representa problemas devido às rígidas leis chinesas. Em 1995, um fazendeiro foi sentenciado a prisão perpétua por ter atirado em um panda. No ano seguinte, dois homens foram condenados a morte após serem presos portando peles de panda e macaco-dourado. A partir de 1997 passou-se a punir os infractores com uma pena de 20 anos de prisão.
Armadilhas para cervos-almiscarados e ursos-pretos muitas vezes acabam ferindo pandas.
O número de pandas selvagens na China está estimado em 1.596. Em 2000 contavam-se 1.114 exemplares, espalhados por territórios que têm uma superfície total de 23.000 km² nas províncias de Sichuan, Gansu e Shaanxi. Estudos em 2006, baseados em exame de ADN colectado em fezes, indicam que possam haver pelo menos 3.000 animais em liberdade. Existem 183 pandas-gigantes em cativeiro na China, 100 dos quais, estão em um centro especializado em Sichuan. Outros 20 espécimes se encontram distribuídos pelos principais zoológicos do mundo

domingo, 4 de abril de 2010


vou vos falar sobre um animal que está em vias de extinção é o leopardo das neves.
O leopardo das neves pode ser encontrado na ÁSIA CENTRAL(ÍNDIA,TIBETE, PAQUISTÃO,ETC).
Raramente e visto pelo ser humano,por isso não se sabe muito a seu respeito.´
Encontra-se na lista de animais em vias de extinção pelos seus órgãos que são usados para meios medicinais,pelo seu pelo e pelos seus ossos.Este incrível animal tem sido um grande mistério.
Com a pesquisa que fiz descobri que as pessoas dos vilarejos da Ásia Central acreditam que os leopardos das neves não come a carne de suas presas, mas apenas tomam seu sangue (este facto é explicado pelos pequenos orifícios deixados pelos caninos dos leopardos, quando eles sufocam suas vítimas e também pelos exemplos do abandono da presa antes da alimentação).



ASS:FJL

sábado, 3 de abril de 2010

Poluição das Águas é um tipo de poluição causado pelo lançamento de esgoto residencial ou industriais não tratados em cursos d'água (rios, lagos ou mares) ou ainda pela contaminação por fertilizantes agrícolas
A poluição da água está associada a diversos factores:
- Ao aumento da população
- Ao desenvolvimento urbanístico
- E à expansão industrial.
Os mares, rios e lagos têm vindo a ser utilizados como um gigantesco caixote do lixo, acreditando-se que grandes massas de água tudo diluem e tudo dispersam a uma velocidade suficiente para evitar qualquer poluição.


A Poluição das Águas é a responsável:

Pela morte de muitos animais através das marés negras provocadas pelo derrame de petróleo; através dos resíduos de águas de lavagens de barcos que contêm detergentes e restos de óleos, esgotos, descargas poluentes de fábricas para rios e ribeiros, dos adubos químicos e dos pesticidas que ao infiltrarem-se na terra poluem as águas subterrâneas que irão des
desaguar em rios e lagos.

A acumulação de lixo no solo polui as águas subterrâneas. Deitar lixo para a beira- mar ou margens de rios contribui para a poluição das águas.

Consequências : Um dos muitos tipos de animais que morrem serão os peixes, alimento necessário à nossa alimentação.

sexta-feira, 2 de abril de 2010


Muitos dos animais marinhos estão em vias de extinção como por exemplo:
-A baleia azul;
-A estrela do mar;
-A baleia branca;
-A foca branca.
Vou falar um pouco sobre a foca branca,por ser um animal lindíssimo,ela alimenta-se de peixe.O seu tempo médio de vida é entre 25 a 35 anos.
São muito caçados devido ao valor que é atribuído pela sua pele que com eles fabricam casacos de peles e outros produtos.Podemos encontra-las no pólo Norte pois lá existe grandes concentrações de peixes.Agora deixo-vos com algumas imagens desse lindo animal.

quinta-feira, 1 de abril de 2010

A IMPORTÂNCIA DA ÁGUA!!

A água limpa e fresca é essencial para todas as formas de vida. Infelizmente, desde que começámos a inventar máquinas e a construir grandes fábricas que a maior parte dos rios, lagos e mares da Europa tem sido utilizada como uma forma fácil de nos livrarmos do lixo. Esta atitude causou danos a muitas plantas e animais em milhares de quilómetros de rios, pondo em risco a saúde humana e poluindo também as águas costeiras.







ASS:FJL