sábado, 31 de julho de 2010


O tema dessa pesquisa foi devido a uma visita de estudo que um dos membros do FJL fez ,a um pequeno aquário, onde viu um peixe que está em vias de extinção chama-se MERO.
Esta em vias de entinção pois tem sido consumido em excesso. É da família dos serranídeos que é uma das maiores espécies de peixes.Pode chegar a pesar entre 250 KG e 400 KG e medir 2.7 metros.
São capturados por mergulhadores que causou uma grande perda dessa espécie.
É um peixe solitário e territorialista habita em ilhas rochosas, lajes, estuários e manguezais.Carnívoro, alimenta-se preferencialmente de lagostas, caranguejos e peixes.
Acasalam no final da primavera e o início do verão.
No Brasil já háuma çei que proibe a pesca de meros .Serão aplicadas as penalidades e sanções previstas na Lei de Crimes Ambientais,com penas que variam de 1 a 3 anos de detenção e/ou multas.
AJUDEM A PROTEGER O MERO!!!!
ASS:FJL

sábado, 17 de julho de 2010


O branqueamento do coral é a morte dos pólipos responsáveis pelo sexo dos corais entre eles dos recifes de coral, devida a problemas ambientais, como a mudança do clima.

A morte dos pólipos ocorre por destruição das algas unicelulares que vivem dentro do celêntero dos pólipos e lhes fornecem parte da alimentação necessária, através da fotossíntese, ou por diminuição do plâncton na área. Quando isto acontece, os pólipos ficam enfraquecidos e morrem, restando o esqueleto calcário que rapidamente fica branco, uma vez que a matéria orgânica se decompõe. Por isso se chama a este processo "branqueamento".

A mudança do clima não é a única causa do branqueamento dos corais, embora as variações de temperatura que podem ocorrer numa área oceânica, sem estarem ligadas directamente àquele fenómeno, também podem causar este problema, uma vez que os corais necessitam para viver de uma gama de temperaturas muito pequena; por isso, um El Niño pode provocar o branqueamento na área afectada por aquele fenómeno. Desastres locais, como derramamentos de produtos químicos, diminuição da salinidade por uma cheia próxima, ou o assoreamento de um recife, também podem causar a morte da colónia.

Ass. FJL

quarta-feira, 30 de junho de 2010

O que são animais em vias de extinção??????

Eu sei que não faz muito sentido depois de já termos escrito alguns textos sobre o que são animais em vias de extinção,muitas pessoas continuam sem saber o que e mesmo ter uma espécie em vias de extinção.
Desde que o Homem existe com ele estava o animal,e desde esse tempo foi desaparecendo espécies,infelizmente,nos nosso dias há mais espécies em risco de que a 100 anos e isso tem apenas um culpado o Homem,supostamente o melhor amigo do animal está a faze lho desaparecer ,NÓS somos os culpados e o FJL não está aqui para julgar o FJL faz parte dos culpados.
o HOMEM é um grande consumidor e isso tem as suas cuasas e não é o homem que está a sentir na pele mas sim os animais.o mercado consumidor e uma grande causa.É o terceiro maior negócio de contrabando depois das drogas e das armas.
Ao ponto que o nosso MUNDO chegou os animais na mesma balança que as drogas e as armas.......
Mas para concluir os animais em vias de extinção são espécies que cada dia vai desaparecendo muito rapidamente.




ASS:FJL

sexta-feira, 25 de junho de 2010


Hoje o FJL fez uma pesquisa sobre animais em vias de extinção e por entre os muitos que encontramos ( infelizmente ) vamos falar do Ornitorrinco:
O ornitorrinco infelizmente também se encontra na lista entre muitos animais em vias de extinção!
Ele encontra se na zona oriental da Austrália e ilha da Tasmânia. Eles habitam em rios,lagos eles também escavam no solo e habitam em túneis subterranios.O tamanho desse animal em vias de extinção é em média 40 cm e mais 13 cm de cauda.
O ornitorrinco é carnívoro e alimenta se de insectos, vermes , crustáceos de agua doce.O ornitorrinco chega a pesar 4kg no máximo.
Os ornitorrincos é o único mamífero que põe ovos.o período de incubação dos ovos é de 10 dias.O numero de crias que eles tem em média é 2 ou 3 ovos em cada postura.
Este animal tem em média 15 anos de vida.
A poluição dos rios tem destruído a população de ornitorricos.
Por isso,se nós não poluirmos o mar/rios/lagos não prejudicamos os ornitorrincos nem outras espécies.

domingo, 20 de junho de 2010

poluição e as suas consequências


Hoje o FJL fez uma pesquisa diferente , apesar de a maior parte dos nossos textos serem sobre animais em vias de extinção hoje o texto é sobre a poluição pois um dos elementos fundamentais do FJL é contra a poluição dos mares, e isso tem afectado muitas espécies.

A poluição tem cada vez aumentando isso devido ao ser humano.Os principais poluentes do meio marinho são o esgoto doméstico, petróleo e seus derivados, metais pesados, substâncias organocloradas e o lixo.Cada vez a mais descargas de petróleo no mar e pode ser liberado no mar de diversas formas: devido a acidentes durante o percurso dos navios transportadores, durante a lavagem dos tanques dos navios.

O lixo também uma grande causa para poluição dos mares. todos os dias a toda a hora centenas de toneladas de lixo chegam às praias de todo o mundo trazidas pelo mar. Uma das principais fontes do lixo nos oceanos são as embarcações.

Para acabar mos com esse GRANDE problema a medidas que tem que ser tomadas devem manter os resíduos produzidos a bordo em recipientes, sendo proibido e passível de multa o seu descarte no mar.





ASS:FJL

sábado, 5 de junho de 2010


hoje a pesquisa foi sobre o Lobo - Ibérico.esses animal é um subespécie do Lobo -cinzento. A sua população deve rondar entre 1600-1700 indivíduos. pode-mos encontra lhos no nordeste transmontano.Um pouco mais pequeno e esguio que as outras subespécies do lobo cinzento, o lobo ibérico mede entre 130 a 180 cm de comprimento os machos, e 130 a 160 cm as fêmeas. alimenta-se javali, o corço e o veado, e as presas domésticas mais comuns são a ovelha, a cabra, a galinha, o cavalo e a vaca. o seu habibat é em bosques abertos, tundra, florestas densas e montanhas onde se refugia em tocas escavadas por ele ou reaproveitadas de outros animais. um grande animal!que infelismente está em vias de extinção.

sexta-feira, 21 de maio de 2010

O FJL esteve sem escrever sobre as suas pesquisas,por motivos pessoais,mas por estarmos tanto tempo sem escrever,fomos procurar um animal muito especial(mas claro que todos animais o são).
Hoje a pesquisa e sobre o unico mico-leão ,e vou ser sincera nem sequer sabia que tal animal existia, mas ele tem uma beleza unica o que para muitas pessoas e dificil de perceberem.
descobri que esse animal quando encontra companheiro(a), mantém-se fiel. Entre os micos-leões, pequenos primatas americanos, o recém-nascido não passa mais que quatro dias pendurado ao ventre materno. é o pai que o carrega, cuida dele, limpa-o . A mãe só se aproxima na hora da mamada. Ele estende os braços e o pai lhe entrega o filhote, que mama durante uns quinze minutos.encontram-se apenas um lugar de preservação deste animal.
e é isso que o faz um animal lindo(dependendo do que os outros acham)



ASS:FJL

sábado, 10 de abril de 2010


A baleia azul é um grande animal ....mesmo podendo chegar a ter 33 metros de comprimento e mais de 180 toneladas de peso.ela alimenta-se de peixes e lulas,a baleia azul e o maior animal existente.A baleia-azul pode ser encontrada em todos os oceanos do planeta, embora faça migrações sazonais para fugir a águas mais quentes, já que a sua preferência vai para as águas mais frias e ricas em alimento.faz parte do reino animal e doGénero: Balaenoptera.vive entre 80 a 90 anos.Tanto os machos como as fêmeas atingem a maturidade sexual entre os 5 e os 15 anos de idade. As fêmeas dão à luz a uma única cria com 7 metros em média, depois de uma gestação de 12 meses e com intervalos de 2 a 3 anos. As crias deixam as mães no verão seguinte com uma idade média de 7 meses e um comprimento médio de 16 metros.


ASS:FJL

sexta-feira, 9 de abril de 2010


Hoje a pesquisa que fiz foi sobre o Lince Ibérico uma das espécies quase extintas.
Lince Iberico

Os habitats cujo o Lince Ibérico prefere são os bosques e matagais mediterranios onde procura abrigo.
Alimenta-se quase exclusivamente de coelhos-bravos, no entanto, a sua dieta pode ser complementada com roedores, aves e crias de cervídeos.O lince-ibérico é actualmente considerado o felino mais ameaçado do mundo e encontra-se classificado como espécie em perigo de extinção pelos Livros Vermelhos de Portugal, Espanha e UICN. Também se encontra protegido pela Convenção de Berna e pela Convenção que regulamenta o Comércio de Espécies Selvagens, sendo considerado pela Directiva Habitats como uma espécie prioritária. As principais ameaças à sua sobrevivência são a acentuada regressão do coelho-bravo e a destruição dos habitats mediterrânicos.

quinta-feira, 8 de abril de 2010


hoje a pesquisa que fiz foi sobre um animal muito interessante o rinoceronte-de-Java.
Esses animal pertence ao mesmo gênero do rinoceronte-indiano, possuindo muitas características semelhantes. pertence ao reino animal é da família Rhinocerotidae.
Os seus cornos são os menores dentre todas as espécies de rinocerontes e podem estar ausentes nas fêmeas.originalmente encontravam-se nas ilhas de JAVA e SAMATRA.
Há cerca de 150 anos, sua distribuição já estava reduzida a três populações separadas.Agora podemos encontra-lhos em apenas duas áreas de proteção, uma na ilha de Java, na Indonésia, e outra no Vietnã.O rinoceronte-de-java é a mais rara das espécies de rinocerontes.A perda do habitat e caça predatória, pelo uso de seu corno na medicina chinesa, foram as principais causas da redução populacional desses animais.


ASS:FJL

quarta-feira, 7 de abril de 2010


Uma fuga de petróleo de um navio chinês pode ameaçar a Grande Barreira de Coral da Austrália.

O Shen Neng I, com 230 metros de comprimento, transportava 65 mil toneladas de carvão e 950 toneladas de petróleo. A embarcação encalhou ontem num banco de areia, ao largo da costa nordeste da Austrália.

Um avião sobrevoou a zona este domingo e as autoridades detectaram várias manchas de petróleo. Agora, preparam uma operação de limpeza, esperando rebocar o barco para o porto mais próximo.

O local do incidente fica perto da Grande Barreira de Coral, uma das maiores atracções turísticas da Austrália e considerada como extremamente vulnerável à poluição. É composta por mais de 2900 recifes de coral e 940 ilhas. Uma paisagem que se estende ao longo de cerca de dois mil quilómetros e cobre uma área aproximada de 350 mil quilómetros quadrados.

terça-feira, 6 de abril de 2010


No texto de hoje vou vos falar sobre a águia-real. A águia-real é uma ave de rapina que mede entre 66 a 100 centímetros,peso varia entre 2,5 a 7 kg. Mas as fêmeas são um pouco maiores que os machos.
Esses animais comem toupeiras, pássaros e ratos.existem na Eurásia, Norte de África , América do Norte e Portugal.As áreas onde mais existem é na América do norte,no Inverno podemos encontrar essas aves no Alasca.São protegidas pelo governo dos Estados Unidos e são consideradas ameaçadas de extinção. A caça, a eliminação de presas por alteração do habitat natural e o envenenamento por mercúrio são os fatores principais que limitam as populações dessa ave. Elas abandonam seus ninhos durante a incubação se foram perturbadas no seu habitat.

segunda-feira, 5 de abril de 2010


A baixa taxa de natalidade, a alta taxa de mortalidade infantil e a destruição de seu ambiente natural colocam o panda sob ameaça de extinção. A caça não representa problemas devido às rígidas leis chinesas. Em 1995, um fazendeiro foi sentenciado a prisão perpétua por ter atirado em um panda. No ano seguinte, dois homens foram condenados a morte após serem presos portando peles de panda e macaco-dourado. A partir de 1997 passou-se a punir os infractores com uma pena de 20 anos de prisão.
Armadilhas para cervos-almiscarados e ursos-pretos muitas vezes acabam ferindo pandas.
O número de pandas selvagens na China está estimado em 1.596. Em 2000 contavam-se 1.114 exemplares, espalhados por territórios que têm uma superfície total de 23.000 km² nas províncias de Sichuan, Gansu e Shaanxi. Estudos em 2006, baseados em exame de ADN colectado em fezes, indicam que possam haver pelo menos 3.000 animais em liberdade. Existem 183 pandas-gigantes em cativeiro na China, 100 dos quais, estão em um centro especializado em Sichuan. Outros 20 espécimes se encontram distribuídos pelos principais zoológicos do mundo

domingo, 4 de abril de 2010


vou vos falar sobre um animal que está em vias de extinção é o leopardo das neves.
O leopardo das neves pode ser encontrado na ÁSIA CENTRAL(ÍNDIA,TIBETE, PAQUISTÃO,ETC).
Raramente e visto pelo ser humano,por isso não se sabe muito a seu respeito.´
Encontra-se na lista de animais em vias de extinção pelos seus órgãos que são usados para meios medicinais,pelo seu pelo e pelos seus ossos.Este incrível animal tem sido um grande mistério.
Com a pesquisa que fiz descobri que as pessoas dos vilarejos da Ásia Central acreditam que os leopardos das neves não come a carne de suas presas, mas apenas tomam seu sangue (este facto é explicado pelos pequenos orifícios deixados pelos caninos dos leopardos, quando eles sufocam suas vítimas e também pelos exemplos do abandono da presa antes da alimentação).



ASS:FJL

sábado, 3 de abril de 2010

Poluição das Águas é um tipo de poluição causado pelo lançamento de esgoto residencial ou industriais não tratados em cursos d'água (rios, lagos ou mares) ou ainda pela contaminação por fertilizantes agrícolas
A poluição da água está associada a diversos factores:
- Ao aumento da população
- Ao desenvolvimento urbanístico
- E à expansão industrial.
Os mares, rios e lagos têm vindo a ser utilizados como um gigantesco caixote do lixo, acreditando-se que grandes massas de água tudo diluem e tudo dispersam a uma velocidade suficiente para evitar qualquer poluição.


A Poluição das Águas é a responsável:

Pela morte de muitos animais através das marés negras provocadas pelo derrame de petróleo; através dos resíduos de águas de lavagens de barcos que contêm detergentes e restos de óleos, esgotos, descargas poluentes de fábricas para rios e ribeiros, dos adubos químicos e dos pesticidas que ao infiltrarem-se na terra poluem as águas subterrâneas que irão des
desaguar em rios e lagos.

A acumulação de lixo no solo polui as águas subterrâneas. Deitar lixo para a beira- mar ou margens de rios contribui para a poluição das águas.

Consequências : Um dos muitos tipos de animais que morrem serão os peixes, alimento necessário à nossa alimentação.

sexta-feira, 2 de abril de 2010


Muitos dos animais marinhos estão em vias de extinção como por exemplo:
-A baleia azul;
-A estrela do mar;
-A baleia branca;
-A foca branca.
Vou falar um pouco sobre a foca branca,por ser um animal lindíssimo,ela alimenta-se de peixe.O seu tempo médio de vida é entre 25 a 35 anos.
São muito caçados devido ao valor que é atribuído pela sua pele que com eles fabricam casacos de peles e outros produtos.Podemos encontra-las no pólo Norte pois lá existe grandes concentrações de peixes.Agora deixo-vos com algumas imagens desse lindo animal.

quinta-feira, 1 de abril de 2010

A IMPORTÂNCIA DA ÁGUA!!

A água limpa e fresca é essencial para todas as formas de vida. Infelizmente, desde que começámos a inventar máquinas e a construir grandes fábricas que a maior parte dos rios, lagos e mares da Europa tem sido utilizada como uma forma fácil de nos livrarmos do lixo. Esta atitude causou danos a muitas plantas e animais em milhares de quilómetros de rios, pondo em risco a saúde humana e poluindo também as águas costeiras.







ASS:FJL

quarta-feira, 31 de março de 2010

minha pesquisa!!!

Eu hoje fiquei abismada quando estava na Internet a fazer uma pesquisa ,sobre os animais em vias de extinção e descobri o grande numero de espécies que estão quase a desaparecer do nosso mundo.Muitas das espécies que estão em vias de extinção é por culpa dos humanos graças a poluição muitos dos animais marinhos morrem ,e pessoalmente a causa pior é, matarem animais para fazer peças de roupa.
Quem e que gosta de andar com animal morto em cima de si.QUEM??????????
O FJL ,como já disse e repito,quer mudar a mentalidade das pessoas para saberem o que estão a fazer aos animais, nós sabemos que não vamos conseguir chegar a todos mas a quem conseguirmos vamos tentar mudar a sua maneira de pensar.




ASS:FJL